Home | Sobre FT e BC | Como se Prevenir do Branqueamento de Capitais?
COMO SE PREVENIR DO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS?
Como se Prevenir do BC
A prevenção de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (BC/FT) requer da cooperação e ferramentas de responsabilidade social abrangentes para combater o crime.

Essas condições, que devem ser promovidas e protegidas pelos governos como objectivo de aumentar a sensibilização nos sectores público e privado sobre os efeitos adversos do BC e fornecer instrumentos legais às autoridades legais e/ou regulamentares que se requerem para o combate deste crime.

Ao nível internacional, tais ferramentas incluem as leis que criminalizam a ofensa ao BC; poderes para os órgãos competentes para investigar, localizar, apreender e confiscar capitais de proveniência ilícita, e sistemas para o intercâmbio de informações com órgãos similares em outros países, incluindo instrumentos.

Os programas desenvolvidos pelos governos considerados como aspecto ou chave para a prevenção de Branqueamento de Capital para incluir todas partes interessadas para a implementação de estratégias nacionais de luta contra o BC, um âmbito em que a área privada desempenham um papel fundamental.

A esses aspectos, somam-se, o monitoramento e avaliação dos sistemas de prevenção dos países que contrastam com padrões internacionais. Dentro deste quadro são inseridos avaliações mútuas conduzidas pelo Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) e organismos regionais, além de avaliações realizadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.