Luanda, 27 de Novembro de 2024,
A Unidade de Informação Financeira (UIF), realizou, de 25 a 27 de Novembro do corrente ano, uma formação em Luanda sobre o tema "Avaliação de Risco" focada na identificação e mitigação das deficiências nos sectores com obrigações de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e do financiamento da proliferação (PC-BC/FT/FP).
Este evento teve como objectivo fortalecer as competências dos profissionais e entidades responsáveis pela implementação de políticas e medidas de conformidade, promovendo o uso de metodologias robustas para a avaliação de risco. A formação abordou as ameaças emergentes no combate a essas práticas ilícitas, com especial ênfase nas deficiências e lacunas identificadas em sectores-chave da economia nacional, tais como o sector financeiro, imobiliário, jogos de sorte e azar, entre outros.
Participaram 54 técnicos seniores de diversas instituições, nomeadamente, os órgãos afectos aos serviços de defesa e segurança, os órgãos reguladores e supervisores do sistema financeiro e não financeiro, departamentos ministeriais, ordens das profissões liberais e as entidades sujeitas.
Durante o evento, foram discutidos os seguintes tópicos:
A aplicação dessas metodologias forneceu aos participantes ferramentas valiosas para identificar deficiências nos sectores e melhorar a implementação de estratégias de prevenção e mitigação do risco. As insuficiências encontradas exigem um acompanhamento rigoroso, a adopção de práticas de due diligence aprimoradas e a constante adaptação às normas internacionais, como as definidas pelo GAFI.
A Unidade de Informação Financeira reforça a importância de uma abordagem integrada no combate ao BC/FT/FP, onde a colaboração estreita entre as autoridades reguladoras, o sector financeiro e outras partes interessadas é fundamental para o sucesso das estratégias de prevenção.
A UIF, agradece a participação de todos os profissionais e entidades envolvidas, reafirmando o seu compromisso com o fortalecimento da capacidade de resposta do país e das instituições na luta contra os crimes financeiros que ameaçam a integridade e a segurança do sistema financeiro nacional.