Luanda, 04 de Outubro de 2024,
A Unidade de Informação Financeira (UIF), no âmbito do seu programa de sensibilização nacional, realizou, no dia 04 de Outubro do corrente ano, um workshop na província da Huíla, visando sensibilizar e capacitar os principais stakeholders locais sobre a Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento ao Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa (PC-BC/FT/FP).
O evento, que contou com a presença do Vice-Governador da Província da Huíla para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Hélio Delize Neto de Almeida em representação do Exmo. Governador da Província da Huíla, Nuno Bernabé Mahapi Dala, teve como enfoque a partilha de conhecimentos sobre os principais instrumentos jurídicos e o funcionamento do sistema nacional de prevenção e combate aos crimes financeiros relativos ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.
Na ocasião da abertura do certame, o Director-Geral da UIF, Prof. Dr. Gilberto Mioisés Moma Capeça, ressaltou a importância de alinhar os conhecimentos entre as diversas instituições envolvidas, enfatizando que “o Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa constituem uma preocupação global, e o Executivo Angolano está comprometido em garantir a eficácia no combate a esses crimes, preservando a integridade do sistema financeiro e as boas relações de cooperação com organizações internacionais.”
Durante o workshop, foram discutidos diversos temas, incluindo a coordenação da UIF no âmbito do sistema nacional de PC-BC/FT/FP, a necessidade de fortalecer a interacção entre a UIF e os órgãos aplicadores da lei na investigação de crimes financeiros e outros crimes conexos.
A UIF reafirma o seu compromisso em promover a capacitação contínua das instituições e contribuir para o fomento de um ambiente de cooperação que fortaleça a luta contra a criminalidade financeira no país.