Luanda, 23 de Janeiro de 2026,
A Unidade de Informação Financeira (UIF), em colaboração com a Anti-Terrorism Police Unit (ATPU) e o Office of the Director of Public Prosecutions (ODPP) do Quénia, realizou, de 20 a 23 de Janeiro do corrente ano, em Luanda, uma formação especializada no Combate ao Terrorismo e o seu Financiamento(CFT).
Este importante evento visou capacitar os técnicos angolanos com a expertise necessária no domínio da identificação, investigação e perseguição criminal de actividades de financiamento ao terrorismo.
A formação foi conduzida por especialistas da Anti-Terrorism Police Unit (ATPU) e do Office of the Director of Public Prosecutions (ODPP) do Quénia, país reconhecido internacionalmente pela sua experiência e eficácia no combate as matérias supracitadas.
Durante três dias de trabalho intensivo, as autoridades angolanas tiveram oportunidade de partilhar experiências, analisar casos práticos e aprender técnicas especializadas de investigação e instrução processual em matéria de (FT).
A formação contou com a participação de representantes das principais instituições do Sistema Nacional de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Financiamento da Proliferação (PC-BC/FT/FP).
Esta formação assume particular relevância no contexto dos compromissos assumidos por Angola perante o Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) e contribui para o aperfeiçoamento do sistema nacional de combate ao financiamento do terrorismo, em conformidade com os padrões internacionais.
A troca de experiências com o Quénia, país com ampla experiência neste domínio, permitirá às autoridades angolanas adquirir conhecimentos práticos essenciais ao reforço da eficácia do sistema nacional.