• +244 922 407 272
  • +244 922 407 373
  • informacao@uif.ao

MENSAGEM DO DIRECTOR GERAL

Ilustres visitantes,

 

É com incontida satisfação que lhes endereçamos os votos de boas vindas à página oficial da Unidade de Informação Financeira.

 

A Unidade de Informação Financeira de Angola (UIF) observa já mais de 11 anos de existência, tendo, ao longo deste tempo, testemunhado marcantes alterações no sistema financeiro angolano, muitas delas determinadas por organizações internacionais, cuja missão principal consiste na prevenção e combate a criminalidade transnacional organizada, com destaque para o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo e o financiamento da proliferação de armas de destruição e massa, entre outros.

 

Tendo como missão central a coordenação das acções nacionais no âmbito da prevenção e do combate aos crimes supracitados, bem como aos que lhes são subjacentes, a UIF conta com a participação de toda a sociedade em geral e, em especial, com a colaboração das distintas Instituições públicas e privadas nacionais, supervisoras e integrantes dos sectores financeiro e não financeiro, bancário e não bancário, imobiliário, segurador, entre outros, sem esquecer, obviamente, os órgãos aplicadores da Lei, nossos parceiros inquestionáveis nesta cruzada do combate a criminalidade organizada.

 

Angola testemunha, neste preciso momento, um período bastante especial, estando em curso a Avaliação Mútua do país, com destaque para a presença in situ dos avaliadores internacionais que, com questões dirigidas às diferenciadas Instituições, procurarão aferir da robustez do nosso sistema de prevenção e combate a criminalidade transnacional organizada acima referenciada, por via da análise da conformidade da legislação angolana às recomendações do GAFI, bem como, da eficácia da actuação do seu sistema legal e Instituições nacionais, na prevenção e combate aos crimes de branqueamento de capitais, de financiamento do terrorismo e do financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, de que temos vindo a falar. Somos, pois, todos chamados a contribuir, para que possamos, igualmente todos, beneficiar dos resultados desta avaliação que, estamos confiantes, serão positivos.

 

Benquistos visitantes, a UIF conta hoje com uma nova Direcção, mas o compromisso com a Sociedade subsiste o mesmo e a sua interação melhor do que nunca! Continuaremos, confiantes na melhoria constante dos nossos métodos e meios de trabalho, na optimização dos nossos recursos, onde contamos com a contribuição de todos, individualmente ou de forma colectiva, razão ela qual agradecemos e incentivamos a vossa visita a esta página. Os vossos contributos e opiniões são importantes.

 

Desejamos-vos, pois, uma experiência assinalável, bastante agradável, nesta viagem pelos conteúdos aqui expostos que prometemos manter actualizados e cada vez mais interessantes.

 

Bem haja.

 

Gilberto Moisés Moma Capeça,

Director Geral.